a ser utilizado por professores
Anotações adaptadas do texto escrito pelo Prof. Sérgio Lima, disponível em:
http://sergioflima.pro.br/blogs/index.php/blogefisica/2008/06/03/configurando-um-kit-minimalista-de-tics
Fatores favoráveis
- crescimento da oferta de conexão (Wi-Fi, GPRS, 3G, Mash, ...)
- possibilidade de acesso a bens digitais pelos professores
- barateamento dos computadores
- políticas públicas de modernização da Escola e/ou de capacitação
se torna cada vez mais necessário que profissionais de educação, comprometidos com o seu tempo, usem mais intensamente os recursos da internet |
... qual seria o kit básico de TICs a ser configurado por um professor para adequar seu trabalho a Era da Informação ?
Por que usar as TICs em Educação?
- Paulo Freire - Porque os homens aprendem em comunidade. Se as pessoas (de diferentes contextos culturais, visões de mundo e níveis cognitivos) estiverem conectadas, maiores as possiblidades de situações de aprendizagem!
- Vygotsky - Porque é na interação entre aqueles que sabem mais com aqueles que ainda não conseguem fazer sozinhos que o pensamento se desenvolve! As TICs potencializam estas interações, criando novos espaços de aprendizagens!
- George Siemens - Por que aprender é conectar idéias, competências, pessoas e recursos para a resolução de problemas. As TICs conectam pessoas e recursos educacionais proporcionando uma mudança no centro de gravidade da escola: De centro de ensino para centro de aprendizagem!
Numa sociedade que muda muito rápido e onde, cada vez mais, as informações são abundantes, desenvolver a capacidade detransformar estas informações em conhecimento é um desafio da Escola e dos seus Professores.
Paradigmas tecnológicos que parecem mais adequados para que a transição da lousa para as TICs dependa mais do professor do que da superestrutura no qual ele está inserido:Paradigma 1: Minimalismo Tecnológico
O princípio do Minimalismo Tecnológico pode ser enunciado do seguinte modo, conforme Berge:
"Estamos definindo o minimalismo tecnológico como o uso "despreocupado" de níveis mínimos de tecnologia, cuidadosamente escolhidos, com especial atenção às suas vantagens e desvantagens, no apoio de objetivos instrucionais bem definidos."
“o uso de níveis mínimos de tecnologia, cuidadosamente escolhida com atenção precisa para com suas vantagens e limitações, em apoio a objetivos educacionais bem definidos”1
Carroll também identifica as raízes do Minimalismo no construtivismo de Bruner e Piaget. Vale ressaltar que Carroll (1998) não utilizou o termo "minimalista" para significar "menos" instrução ou recursos, mas sim um engajamento mais rápido, concreto, e direto com as atividades reais de interesse do usuário
Três exemplos:
- micro-blogging (Twitter e seus clones) X lista de e-mail (é mais eficaz e simples de se gerenciar)
- gerenciador de aprendizagens (Moodle, Dokeos e etc) X um simples blogue (pode ser mais fácil e simples de se administrar e manter)
- mundo virtual (Second Life) X virtualizar apenas um fenômeno específico (pode ser suficiente)
O ponto central é que, muitas vezes, o professor terá que administrar as TICS por conta própria, sem apoio institucional! E a simplicidade poderá ser a diferença entre um projeto abandonado pelo meio do caminho ou o acúmulo de experiências enriquecedoras de aprendizagens!
Paradigma 2: Software Livre
..., escolher um paradigma que tenha o melhor custo-efetividade pode ser crucial!
Softwares proprietários, além dos custos de licenciamento (ninguém vai usar software pirata na escola não é!) via de regra tem suporte comunitário quase nulo.
..., a capacidade de uma experiência bem sucedida de uso de TICS em contextos educacionais ser reproduzida em outros contextos é maior com uso de software livres, devido não só aos custos quase nulos, mas sobretudo, pela capacidade intríseca que eles têm de permitir modificações no software.
:) Sobre essa questão, gostaria de comentar apenas que o uso puro e simples do software livre não garante que o software não esteja em condições ilegais em termos de licenciamento ;)
ResponderExcluirSoftware Livre é bem diferente de Software Gratuíto.
e o "suporte comunitário" normalmente não tem SLA (pode demorar meses ou anos até a solução de um problema reportado para a comunidade)
[]s
Obrigado Mauro, seu comentário é pertinente. Usuários leigos terão dificuldade em avaliar os tipos de licenças e se, em parte ou no todo, o software é ou não isento de licenciamento, mesmo que não esteja vinculado a algum tipo de remuneração.
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