quarta-feira, 18 de maio de 2011

6 Tecnologias que mudará a educação - o jornal

6 Tecnologias que mudarão a educação - o jornal

Antes de clicar no link acima observe o trecho de um post retirado do blog de Scott McLeod de 08/06/2011, ao comentar sobre tendências nos últimos três anos, apontadas em relatórios de pesquisa denominados de HORIZON.

horizonreportstable01

Também compartilho outras duas percepções sobre o relatório e as 6 dimensões tecnológicas citadas:

THE 2011 K-12 HORIZON REPORT: TOO OPTIMISTIC?

TAKE AWAYS FROM THE 2011 K12 HORIZON REPORT - THE START-UP PERSPECTIVE


quinta-feira, 12 de maio de 2011

Criando screencasts na Web 2.0

A cada dia novos serviços e aplicações surgem na web, possibilitando que professores e alunos façam a autoria de conteúdos em formato multimídia. Com o uso de alguns aplicativos da web 2.0 é possível criar, organizar e distribuir screencastsScreencast é o registro (gravação) da saída do vídeo gerado por computador em atividade, podendo ou não conter o áudio integrado.


Screenr é um aplicativo Web 2.0 que permite criar e compartilhar screencasts na web. Com apenas um click você pode capturar o que estiver sendo exibido na tela do seu computador, complementando ou não com uma narração ou música de fundo.


Um screencast sobre o "Google Sites" foi criado com o uso do "Google Docs - Apresentação" e o "Screenr".

Clique no botão Play para assistir ao screencast. O ícone posicionado a direita do símbolo de som permite visualizar em full sreen.





Vejamos então, de forma geral, as etapas utilizadas para criar o screencast. Clique nas figuras para melhor visualizá-las.


Preparação de slides no Google Docs - Apresentação

Três slides foram criados. No terceiro slide foram inseridos links que permitiram abrir páginas da web na área reservada para a captura.



Execução no Screenr

web site do aplicativo foi aberto e a opção "Launch screen recorder now!" clicada para iniciar a captura.



Processo de captura

Após ativar o modo de captura, representado na figura abaixo pela linha pontilhada em preto e pelos elementos de controle de gravação (ponto vermelho para iniciar, ícone de microfone para indicar a captura de áudio, indicativo das dimensões da área de tela - Capture Size 718 x 538), os slides foram exibidos em modo de apresentação e uma janela do navegador foi aberta, adequando as dimensões a área de captura.


A estratégia utilizada permitiu exibir e narrar o conteúdo dos slides 1, 2 e 3. Os dois links configurados no slide 3 permitiram exibir conteúdos de páginas web, dando sequência na narração.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Criando episódios em podcast para aprender e ensinar

Spreaker é uma plataforma de áudio que permite a qualquer pessoa criar, difundir e compartilhar informações no estilo de um programa de rádio pessoal ou institucional, de uma forma simples e acessível. Trata-se de uma aplicação web 2.0 que oferece as seguintes ferramentas:

- console de mixagem
- uma biblioteca de música e de efeitos de som
- capacidade de transmissão de áudio ao vivo através de um widget que pode ser incorporado em sites, redes sociais e blogs

Os conteúdos produzidos podem ser disponibilizados no web site da plataforma ou inseridos em outros espaços da web como, por exemplo num blog, conforme demonstrado abaixo. Para ouvir clique no botão de play. Conheça outras funcionalidades clicando nos botões posicionados na parte inferior do player.

Exemplo de player incorporado neste post do blog.
Pós-graduação em Metodologia de EaD on Spreaker



A plataforma se destaca pela facilidade de uso e por disponibilizar uma interface muito intuitiva para a montagem dos conteúdos. Observe na figura abaixo os componentes e funcionalidades que poderão ser utilizados na criação de episódios no estilo podcast.

Clique para visualizar a imagem em tamanho original.