quinta-feira, 12 de maio de 2011

Criando screencasts na Web 2.0

A cada dia novos serviços e aplicações surgem na web, possibilitando que professores e alunos façam a autoria de conteúdos em formato multimídia. Com o uso de alguns aplicativos da web 2.0 é possível criar, organizar e distribuir screencastsScreencast é o registro (gravação) da saída do vídeo gerado por computador em atividade, podendo ou não conter o áudio integrado.


Screenr é um aplicativo Web 2.0 que permite criar e compartilhar screencasts na web. Com apenas um click você pode capturar o que estiver sendo exibido na tela do seu computador, complementando ou não com uma narração ou música de fundo.


Um screencast sobre o "Google Sites" foi criado com o uso do "Google Docs - Apresentação" e o "Screenr".

Clique no botão Play para assistir ao screencast. O ícone posicionado a direita do símbolo de som permite visualizar em full sreen.





Vejamos então, de forma geral, as etapas utilizadas para criar o screencast. Clique nas figuras para melhor visualizá-las.


Preparação de slides no Google Docs - Apresentação

Três slides foram criados. No terceiro slide foram inseridos links que permitiram abrir páginas da web na área reservada para a captura.



Execução no Screenr

web site do aplicativo foi aberto e a opção "Launch screen recorder now!" clicada para iniciar a captura.



Processo de captura

Após ativar o modo de captura, representado na figura abaixo pela linha pontilhada em preto e pelos elementos de controle de gravação (ponto vermelho para iniciar, ícone de microfone para indicar a captura de áudio, indicativo das dimensões da área de tela - Capture Size 718 x 538), os slides foram exibidos em modo de apresentação e uma janela do navegador foi aberta, adequando as dimensões a área de captura.


A estratégia utilizada permitiu exibir e narrar o conteúdo dos slides 1, 2 e 3. Os dois links configurados no slide 3 permitiram exibir conteúdos de páginas web, dando sequência na narração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário