terça-feira, 28 de junho de 2011

MOOC - minha primeira experiência ...


Na semana passada, ao ler a mensagem que Lilian Starobinas publicou no grupo de discussão sobre REA, decidi participar do meu primeiro MOOC. É uma sigla estranha para você ? Pois bem, significa Massive Open Online Course. Assistindo o vídeo abaixo você terá uma ideia geral do que seja um MOOC.




Meu primeiro curso aberto online com muitos participantes é sobre "Online Learning Today ... and Tomorrow - Aprendizagem Online Hoje ... e Amanhã". Hoje é o segundo dia do curso, momento em que decidi publicar no blog um diário de bordo, registrando meu percurso, conteúdos relevantes e dimensões técnicas e pedagógicas relacionados ao evento.

Vou iniciar listando as tecnologias e suportes de informação e de comunicação que estão sendo disponibilizadas. O curso será desenvolvido em oito semanas, portanto, deverei retornar a este post para atualizá-lo, caso surjam novos suportes tecnológicos:
Ao iniciar este segundo dia, confesso que estou assustado. No domingo (26/06) anunciaram mais de 2.500 inscritos. É de se esperar uma "overdose informacional" devido a quantidade de participantes. No Grupo de discussão a quantidade de mensagens (190), de tópicos (64) e de visualizações (39.794), conforme figura abaixo, está me gerando uma certa angústia, ansiedade, ... que preciso controlar :-).


É chegada a hora de iniciar os estudos. Confesso que estou com sérias dificuldades em decidir por onde e pelo que começar. O Web site está repleto de conteúdos e de links. No Grupo de discussão outra avalanche de mensagens. O Blog, tenho acompanhado regularmente, mas já foram publicados posts que ainda não li. Quanto a Wiki ainda preciso fazer um "voo panorâmico" e ver o que existe de interesse por lá. Preciso também acompanhar possíveis discussões em relação ao tema que ciei "eduMOOC for Portuguese". Será que vai aparecer alguém por lá. E, ainda tem o Grupo no Diigo, que não faço a menor ideia do que estão compartilhando. Muita "hora nesta calma :-) ...".

Retorno amanhã a este blog para dar continuidade neste diário de bordo ...

Conforme prometido, aqui estou para novos registros. Um resumo do que foi estudado ontem vou publicar em uma nova mensagem. Para finalizar este post, destinado ao registro de uma introdução a MOOC, com detalhes do eduMOOC, compartilho anotações baseadas no blog de Bethany, uma participante do eduMOOC:

Comentou que a cada novo projeto, geralmente cria um blog com a finalidade de coletar muitos recursos. Um dos recursos relacionados ao eduMOOC é o vídeo criado por Dave Cormier sobre "O sucesso em um MOOC" .



Após a inserção do vídeo, descreveu os passos para o sucesso citados por Dave, seguidos de reflexões pessoais, que podem servir de guia aos iniciantes em MOOC:
  • Oriente-se - Confira! Eu localizei os materiais e defini um horário consultar os referenciais e estabelecer contato com os participantes.
  • Declare - Esta é a parte mais difícil. Eu vou ler os referencias e fazer registros no blog. Talvez crie algumas mensagens de áudio.
  • Rede - Check! Eu comecei a seguir outros participantes do eduMOOC e postar comentários no Twitter. E eventos anteriores não obtive muito sucesso com o acesso a blogs, embora tenha lido muitos posts. Acho que se reservar 1 ou 2 horas por semana para escrever um post no blog e responder a outros para eduMOOC, eu posso ser capaz de fazer algum progresso.
  • Cluster - Bem, eu acho que nós vamos ver como é que se garimpa para fora na medida em que o curso avançar. 
  • Foco - o meu foco é geralmente no contexto da aprendizagem e, geralmente, me mantenho focada, no entanto, desta vez vou tentar pensar em um projeto ou algo assim.

Um comentário:

  1. Luis, voce bem que podia concluir com um post sobre o curso apos te-lo concluido (imagino que ja' terminou, nao foi?).

    Fiquei curioso em saber de suas impressoes. Afinal, quando voce fez isto sobre um grupo de estudos que conduzi, voce acabou produzindo um otimo artigo...

    ResponderExcluir