quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Inteligência Artificial Aplicada à Educação

Pesquisar, desenvolver e utilizar aplicações da IA na Educação compreende uma necessidade emergente no contexto da EaD. Em decorrência das demandas profissionais que estou planejando para dar início em 2011, dediquei a tarde de ontem (24/11) para assistir a apresentação de cinco trabalhos científicos sobre o tema.

As anotações abaixo estão incompletas e foram registradas durante as apresentações. Os temas apresentados são complexos e exigirão a leitura dos artigos para que possa elaborar um texto que contemple a leitura dos possíveis seguidores deste blog. Pretendo iniciar a leitura ainda hoje e espero concluir o dia atualizando este artigo do blog.

Nesta manhã (25/11) vou participar do Workshop de Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem, contexto bastante instigante para a educação presencial e, em especial, na modalidade a distância.

Por hora, vejam a seguir as anotações incompletas sobre os trabalhos de IA que foram apresentados ontem.

Trabalho 1

MILOS: Infraestrutura de Agentes para Suporte a Objetos de Aprendizagem OBAA

João Gluz (UNISINOS) - jcgluz@unisinos.br
Rosa Viccari (UFRGS) -

Nas iniciativas atuais de padronização de OA estes objetos são tratados em dois níveis de abstração:

- nível dos conteúdos educacionais
- nível de metadados

Uma premissa do MILOS é que sem perda de generalidade ou de aplicabilidade, considera-se que os metadados de OA são estruturas simbólicas que podem ser tratadas por técnicas de representação de conhecimento.

Base Tecnológica da MILOS - atualmente a solução técnica é dada pela combinação de duas tecnologias recentes:

- Engenharia de Ontologias (derivada da Engenharia de Conhecimentos)
- Engenharia de Agentes (ou Engenharia de Software Orientada a Agentes)

Ontologias descrevem propriedades e conceitos de domínios de conhecimentos em uma linguagem de representação de conhecimentos. Ontologias MILOS são escritas em OWL.

Os agentes da MILOS são ...


Trabalho 2

Uma Estratégia Híbrida Combinando Sistemas Multiagente e AIML para Apoiar Fóruns de Discussão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Márcio Aurélio dos S. Alencar (UFAM) - xmarcioaureliox@gmail.com
José Francisco Netto (UFAM)

Existem os seguintes trabalhos relacionados:

T-BOT e Q-BOT (Mikic et al, 2008)
Cadinho (Reategui e Larenzatti, 2005)
SEA (Cavaroli e Adán Coelho, 2005)

Os agentes foram implementados em Program-D Jade.

- agente monitor
- agente fórum
- agente diário de bordo
- agente questionário
- agente tarefa
- agente tutor

O experimento envolveu as ferramentas Fórum, Diário de Bordo, Questionário e Tarefa do Moddle; 5 alunos e dois tutores a distância.

Tecnologias utilizadas:

http://www.alicebot.org/aiml.html
http://jade.tilab.com/


Trabalho 3

Como Projetar Agentes Pedagógicos Animados: um Estudo de Caso com o Agente Dóris

Márcia Cristina Moraes (PUCRS) - marciamoraes@pucrs.br
Milene Silveira (PUCRS) - milene.silveira@pucrs.br
Rejane Frozza (UNISC) - frozza@unisc.br

A importância de implementar agentes pedagógicos deve-se ao fato de possibilitar criar vínculos de afetividade entre os alunos e o ambiente virtual de aprendizagem.

Definição de Diretrizes (Moraes e Silveira, 2009)
Agente Dóris (Santos, 2002) ; (Frozza, 2009)

A Dóris está implementada em 3D e possuí oito expressões e algumas ações que monitoram os movimentos dos alunos.


Trabalho 4

Sistema Multiagente para Indexação e Recuperação de Objetos de Aprendizagem

Jonas Vian (UFSC)
Ricardo Silveira (UFSC)

O principal problema relaciona-se ao armazenamento e a recuperação de objetos de aprendizagem devido aos diferentes padrões para metadados e estruturas dos repositórios.

Padrões de metadados:

- Dublin Core
- IMS LRM
- LOM
- AICC
- OBAA

Existem diferentes estruturas para os repositórios dos OA

- XML
- Banco de Dados
- LDAP
- Dspace (citou como muito utilizado para bibliotecas digitais)
- Fedora

Exemplos de Repositórios:

- LUME implementado com DSpace e usando o padrão Dublin Core
- CESTA implementado com LDAP e usando o padrão LOM

Formações de linguagens (homônimos, sinõnimos, ...) é outro dificultador.

Estão propondo dois tipos de agentes:

- Indexador - a idéia é ter um agente indexador compatível com cada estrutura de repositório a ser pesquisada.

- Recuperador - acionará os agentes indexadores em busca das palavras-chave e expressões de interesse dos usuários.

Tecnologias utilizadas

- Framework JADE
- Interface JSP  e Servlets
- XMLRPC
- Protégé


Trabalho 5

Modelling4All: Ambiente na web 2.0 para a construção, simulação e compartilhamento de modelos baseados em agentes

Ken Kahn (Oxford University)
Howard Noble (Oxford University)
Fábio Sampaio (UFRJ)
Arthur Hjorth (Oxford University)

Sistema web que permite criar modelos utilizando agentes: http://m4a-gae.appspot.com . A idéia é que professores e alunos de ensino fundamental e médio, área de ciências, possam criar modelos disponibilizando-os na web.


Trabalho 6

Avaliador Automático de Coesão Textual em Redação Dissertativa – AVAC

João Nobre (ITA)

... após a leitura do artigo irei publicar uma síntese

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