quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Workshop de Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem


Trabalho 1

Uma Abordagem Tridimensional de rubricas para estudos e avaliações 

Emerson Mendes (ITA)
Elisa Camargo (ITA)
Clovis Fernandes (ITA)
Adalberto Costa (ITA)

Rubrica é uma técnica de avaliação concebida e largamente utilizada no cenário acadêmico norte-americano, em todos os níveis de atividades educativas. Seguindo um padrão estrutural, as rburicas fornecem avaliações com menor subjetividade intrínseca. Provê resultados ricos em informações para direcionar os alunos sobre o estudo avaliado.  Na computação: apropriada para análise de documentação, processos e até algoritmos.

O uso de rubricas compreende uma técnica muito eficaz para apoiar o processo de avaliação. Sua aplicação exige muito esforço e tempo por parte de professores e alunos, fato que justifica em parte sua baixa utilização. Os sistemas gerenciadores de aprendizagem carecem de funcionalidade e de ferramentas para apoiar o uso da estratégia.


Trabalho 2

VIRTUAL-­‐TANEB: Um Ambiente de Avaliação utilizando Agente de Software e Ontologia no Processo de Avaliação da Aprendizagem da Matemática do Quinto Ano do Ensino Fundamental

O Virtual-TANEB estará baseado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que é um instrumento avaliativo usado no Brasil originado a partir das diretrizes do National Assessment of Educational Progress (NAEP), que, atualmente, é aplicado de forma manual por meio de cadernos de provas. Uma das motivações para o desenvolvimento dessa ferramenta foi reduzir o tempo de entrega dos resultados obtidos, através da resolução dos cadernos de provas, obedecendo à Matriz Curricular da Educação Básica.

Recursos utilizados:

- Inteligência Artificial: através de agentes de software.
- Parte do estudo da Engenharia do Conhecimento.

No contexto do projeto um agente de software (utilizaram a metodologia TROPOS para modelar o agente)  é representado por um personagem que utiliza sensores e promove ações. Quanto a ontologia (utilizaram a ferramenta protégé) é uma opção para tratar a manipulação de dados e o armazenamento de domínio de conhecimento.

O software permite o cadastramento de questões do tipo múltipla escolha. Além das questões é possível cadastrar dicas que serão exibidas de forma contextualizada a cada questão, mediante o acionamento de um personagem virtual estático, representação do agente de software.

Enquanto assistia a apresentação pesquisei na web utilizando o nome do software. Como resultado da pesquisa encontrei uma dissertação de mestrado desenvolvida por um dos autores do trabalho:



Trabalho 3

Mineração de Dados no Ensino a Distância para fins de Avaliação do uso das Ferramentas de Aprendizagem do Ambiente TIDIA-­‐AE

Atualmente as ferramentas de apoio a interação em sistemas gerenciadores de aprendizagem oportunizam a geração de uma grande massa de dados de registro de acesso e de manifestações de alunos e professores.

O trabalho foi realizado no contexto do Ambiente Virtual de Aprendizagem TIDIA-AE, envolvendo Mineração de Dados.

Ferramentas utilizadas:

- WEKA (Eaikato Environment for Knowledge Analysis) - software livre.
- Algoritmo de agrupamento K-means.

Estudo de Caso:

Dados coletados de um curso de pós-graduação em ead com a participação de 40 alunos de um mesmo polo.

Extrairam dados estatísticos sobre a participação dos alunos nas ferramentas: fórum, chat, atividades-conceito, provas finais presenciais. Para cada item criaram uma escala de A até F, representando em A a melhor participação e em F a pior.

Um dos resultados obtidos, considerando o contexto analisado, foi de que as interações no chat e fórum não representaram impacto no resultado da prova final, pois alunos que apresentaram baixa participação no chat e fórum, obtiveram bom resultado na prova final. Ficou evidenciada a aplicabilidade de mineração de dados para apoiar a gestão pedagógica na ead.


Trabalho 4

Estudo da Utilização de Redes Sociais como Ferramenta de Avaliação de Participação

O aumento considerável no uso de redes sociais (Facebook, Orkut e Twitter são os sistemas de apoio a redes sociais mais utilizados no Brasil),  motivou os  autores a realizarem o trabalho. Durante o estudo efetuaram o monitoramento de alunos de uma disciplina da graduação em debates apoiados pelo Google Groups e uso do Twitter.


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