Se for o seu primeiro acesso, recomendo que faça a leitura dos artigos anteriores. Veja na coluna da direita, item Arquivo do blog, os textos relativos ao início da Cobertura do 21o SBIE , Mini-Curso PEDAGOGIA, ANDROGOGIA e GERONTOGOGIA: ...
O Workshop iniciou com a palestra Ciência da Computação para Crianças, proferida pelo Prof. Paulo Blauth Menezes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o evento ocorrerão outras palestras, apresentação de trabalhos científicos e discussão sobre as diretrizes curriculares para o curso.
A 15 anos atrás aconteceu o Io Workshop de Licenciatura em Computação. Em várias regiões do País ocorrem workshops e escolas regionais relacionadas a Licenciatura em Computação. A SBC, mediante participação ativa da sua comunidade, por acreditar na importância do Licenciado em Computação, pretende retomar e incentivar as discussões relacionadas ao ensino da computação e com a computação.
Segundo o Prof. Daltro, existem atualmente cerca de 70 cursos em funcionamento no Brasil, utilizando nomenclaturas variadas como, por exemplo, Licenciatura em Informática utilizado pela Universidade Federal de Pernambuco. Cursos de Licenciatura em Computação também são oferecidos em outros países como, por exemplo na Argentina e em países da Europa.
Palestra: Ciência da Computação para Crianças
Com bases em pesquisas iniciadas a mais de uma década, os resultados sugerem que 8 anos é a idade ideal para iniciar o ensino de Ciência da Computação.
Quanto aos conteúdos e abordagem o palestrante destacou que pode ser efetuado um paralelo com o ensino da matemática e de outras áreas: língua portuguesa, física, química, ...
É necessário distinguir os termos "informática" de "ciência da computação". Informática é apenas uma instância tecnológica da Ciência da Computação. No ensino da Ciência da Computação para crianças devem ser contemplados os seguintes conhecimentos:
- Teoria da Computação
- Algoritmos
- Complexidade
Pensando nos níveis de formação da Educação Básica, no Ensino Fundamental poderão ser tratados os fundamentos da Ciência da Computação e no Ensino Médio a Ciência da Computação Aplicada a Tecnologias.
Num estudo comparativo com crianças de 10 a 12 anos alunos do Colégio de Aplicação da UFRGS (12 crianças durante 10 oficinas totalizando 15 horas) e alunos do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFRGS (40 alunos em atividades totalizando 1.500 horas), as crianças apresentaram maior facilidade no aprendizado de conceitos.
Em relação ao trabalho interdisciplinar é possível integrar de forma trivial com outras disciplinas: Biologia / Física / Química, Português / Inglês, Sociologia / Filosofia / Lógica ...
Quanto aos recursos necessários foi constatada a importância de dispor de um computador com acesso à internet para cada aluno.
Em linhas gerais o palestrante apresenta a idéia de que deva ser desenvolvida uma nova estrutura curricular para formar professores que atuarão no ensino da Ciência da Computação para crianças.
Trata-se de uma idéia que difere das atuais concepções curriculares dos cursos de licenciatura em computação, voltadas para a formação de profissionais responsáveis por integrar de forma pedagógica o uso da computação no aprendizado dos conteúdos de disciplinas do Ensino Fundamental e Médio.
Resumindo:
- o ensino de Ciência da Computação é viável
- deve ser iniciado no Ensino Fundamental
- ensino continuado dos 8 aos 12 anos
- é necessário aprofundar o "que" e "como" ensinar
- aproximadamente 20 anos para ser consolidado
Questão para refletir:
Atualmente o trabalho do Licenciado em Computação situa-se nos anos letivos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, neste sentido, de que forma vencer os desafios de antecipar o ensino da Ciência da Computação para os anos letivos iniciais, conforme proposto pelo palestrante ?
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