terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mini-Curso: PEDAGOGIA, ANDRAGOGIA E GERONTOGOGIA: utilizando objetos de aprendizagem ao longo da vida

Ministrantes:

Jaqueline Maissiat - URFRS
Leticia Rocha Machado - UFRGS


Se estiver acessando pela primeira vez, recomendo que leia antes o primeiro texto publicado:

Cobertura do 21o SBIE


Na primeira parte do curso foram apresentados os conceitos para:

Pedagogia

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia

Andragogia

Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segunda a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).

Para educadores como Pierre Furter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Andragogia

Gerontogogia

O processo educacional em face da longevidade , segundo Both (2006), pode ser visto sob o conceito de gerontogogia, constituindo-se esta como a ciencia cujo objeto de investigação e ação reside no processo de desenvolvimento humano tardio e em suas implicações educacionais em todas as faixas etárias e em todas as instituições envolvidas.

Fonte: O CAMPO DA GERONTOLOGIA E SEUS DESAFIOS

Objeto de Aprendizagem

É uma unidade de instrução/ensino que é reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, Objetos de Aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias". Um exemplo brasileiro de construção de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica (Ensino Médio) é a Fábrica Virtual do RIVED.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem


Na segunda parte do curso foram discutidas questões relacionadas a percepção humana. Foi solicitado aos participantes que procurassem identificar em dois vídeos respostas para as seguintes questões:

Vídeo 1: Quantas vezes a equipe de branco repassa a bola entre os integrantes ?



Vídeo 2: Quantas alterações ocorreram na cena (objetos e pessoas) ?



Detalhes passaram desapercebidos nos dois vídeos evidenciando o aspecto parcial e individual da percepção humana. Os vídeos serviram como ponto de partida para o desenvolvimento da atividade em grupo, destinada a avaliação de três objetos de aprendizagem.

AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
(Clique nos links para visualizar os objetos de aprendizagem)

Foram apresentados três exemplos de objetos digitais de aprendizagem em cada perspectiva educativa (Pedagogia, Andragogia e Gerontogogia). Foi solicitado que durante o uso de cada objeto três dimensões fossem avaliadas:

- conteúdo

Claro, conciso, a partir de informações atuais e de qualidade (edição e redação), apresentadas de forma contextualizada.

- metodologia

Apresenta conceitos claros dos objetivos a serem alcançados no processo de aprendizagem, identificando os pré-requisitos e utilizando recursos mutimídias (vídeo, trilha sonora, imagem).

- interface

Construída com base em padrões (observando aspectos de design, usabilidade, entre outros).


Pedagogia

Zorelha - Um objeto de aprendizagem para auxiliar o desenvolvimento da percepção musical

Comentários dos participantes:

Com relação ao conteúdo um dos grupos avaliou que atende ao que se propõe, ou seja, trabalhar a percepção sonora em alunos do 2o ano do ensino fundamental, demonstrando boa usabilidade na interface. O objeto de aprendizagem lembrou a famosa série em CD denominada Coelho Sabido. Alguns participantes comentaram sobre a dicção diferenciada da criança responsável pela narração. Para alguns, ficou a sensação de que a criança poderia estar usando um aparelho dentário. Por se tratar de educação relacionada a percepção sonora, alguns entenderam que a narração deveria ter uma locução com melhor dicção. Outros acharam interessante pois abre espaço para trabalhar questões relacionadas a diversidade.


Andragogia

RLO: The Inflammatory Response

Comentários dos participantes:

Segundo o depoimento de uma das participantes surgiram algumas dúvidas com relação a interface. Tratava-se de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Outros objetos terão os mesmos itens informacionais (Introduction, Signals 1, ...) ?

Na opinião de outros participantes o objeto induz a erro e poderia ser mais realista (inclusão de imagens e vídeos com situações reais) e apropriado a faixa etária do público destinatário mediante a inclusão de funcionalidade para debates (fórum, chat, ...).

Segundo as ministrantes, um objeto de aprendizagem não precisa ter em si todas as funcionalidades computacionais. Geralmente os objetos de aprendizagem pressupõem uma fundamentação e um roteiro pedagógico.

O som emitido para as respostas erradas, segundo uma das ministrantes, caracterizou uma atitude punitiva ao erro, estratégia que deve ser evitada em situações educativas.


Gerontogogia

Portal da 3a Idade

Comentários dos participantes:

No geral os participantes identificaram problemas relacionados ao design web. Por outro lado, as informações apresentadas foram consideradas adequadas ao público. Um aspecto positivo esta relacionado a possibilidade de incentivar a formação de redes sociais entre os usuários do site.


Para finalizar foi exibido e comentado o objeto de aprendizagem Color in Motion, disponível em:

http://www.mariaclaudiacortes.com/colors/Colors.html

O objeto permite aplicabilidade na aprendizagem de cores, idiomas, ... demonstrando o potencial educativo no uso de objetos digitais de aprendizagem.

No encerramento foram repassados os seguintes recursos:

- Plataforma (AVA) www.edu20.org
- Construção de OAs: eXelearning.org (Português de Portugal)
- Construção de atividades: HotPotatoes - www.hotpot.uvica.ca
- Web site do Núcleo de Pesquisa das ministrantes - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos/

Por ter chegado até aqui você receberá um prêmio :-), são os slides utilizados pelas palestrantes. Eles estão em formato PDF e disponíveis em:

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